PROJETOS DESENVOLVIDOS E PARTICIPAÇÕES

PROJETOS DESENVOLVIDOS E PARTICIPAÇÕES

Conheça mais sobre os projetos que Lindolf Bell desenvolveu e participou ao longo de sua vida
 
1964 - CATEQUESE POÉTICA
Início da Catequese Poética, movimento de repercussão nacional e de expansão da poesia, que foi iniciado por Lindolf Bell. Posteriormente, fizeram parte também Rubens Jardim, Luiz Carlos Mattos, Iraci Gentili, Reni Cardoso, Érico Max Muller, entre outros poetas renomados. 
 
1969 - INTERNATIONAL WRITING PROGRAM IOWA
Representou o Brasil no International Writing Program Iowa (EUA),programa internacional de escritores jovens, com a direção de Paul Engle, um dos maiores poetas americanos. Com a parceria de Elke Hering, fez espetáculos de poesia com objetos criados por ela.
 
1970 - POEMAS-OBJETOS
Participou da Primeira Pré-Bienal de São Paulo, com os poemas-objetos.
 
1973 - CORPOEMAS
Criou as camisetas com poemas ou fragmentos de poemas, que tiveram várias edições (em 1975 e 1977 em diante). Em parceria com a Malwee, os corpoemas combinavam poesia às imagens de Lair Leoni Bernardoni (edição dos anos 90) e às pinturas de Lygia Helena R. Neves. Os versos eram em português, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão.
 
1977 - ESCULTURA MÃE
Lindolf Bell desenvolve projeto para Blumenau, visando homenagear a mãe e a terra blumenauense. Mário Avancini vence com sua escultura “Mãe Lavradora”. 
 
1979 - BLUMENÁLIA
Início do Blumenália, um grande acontecimento em Blumenau, com a realização de diversas manifestações culturais. Bell já vinha utilizando este nome desde 1969, quando assinava uma coluna no Jornal A Cidade. 
 
1982 - PRAÇA DO POEMA
A mesma praça que abriga a Escultura Mãe-Blumenau também abriga poemas inscritos em pedras, escritos por poetas do Vale do Itajaí: Lindolf Bell, José Roberto Rodrigues, Eulália Maria Radtke, Péricles Prade e Márcio Tavares d’ Amaral.
 
1985 - III BIENAL NESTLÉ DE LITERATURA BRASILEIRA
Bell participou do evento, juntamente com outros poetas, ensaístas e contistas do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
 
1990 - POSTAL-POEMA E PAINEL-POEMA
Produção de postais com poemas de Bell, com fotos de Lair Leoni Bernardoni.
Produção de painéis, com pintura de César Otacílio e poesia de Lindolf Bell, Blumenau (SC).
 
1991 - FLOR EM FLOR
Projeto de Lindolf Bell e Lair Leoni Bernardoni, com poemas e imagens.
 
1992 - PAPÉIS-CARTA-POESIA 
Papéis de carta com fotografias de Lair Leoni Bernardoni e poesias de Lindolf Bell. 
 
SELAPOESIA
Selos com imagens de Lair Leoni Bernardoni e textos de Lindolf Bell.
 
ENTRELAÇOS
Exposições de fotografias de Lair Leoni Bernardoni e poesias de Lindolf Bell.
 
1993 - POEMADESIVOS
Adesivos com imagens de Cao Hering e poemas de Lindolf Bell, produzidos por Horácio Braun. 
 
PRAÇA DOS POETAS 
A praça, que fica em Timbó, conta com poemas escritos em pedras de quatro poetas timboenses: Lindolf Bell, Gelindo Sebastião Buzzi, Antônio Juraci Carlini e Péricles Prade.
 
1994 - POEMAS EM GARRAFAS
Bell, juntamente com outros 13 colegas, lança 150 poemas em garrafas no rio Itajaí-Açu, sobre a ponte Aldo Pereira de Andrade.
 
1995 - CALENDÁRIO DE MESA
Poemas de Lindolf Bell em calendários de Mesa da Blumenhaus (Flor e Poesia). 
 
1996 - TABA TELÚRICA
A convite do Palácio Itamaraty e do Ministério da Cultura, Bell representou o Brasil, junto com Haroldo de Campos. O evento que reuniu poetas de vários países, com música, poesia, folclore e artes plásticas, no Tabajara Tênis Clube, em Blumenau. 
 
Lindolf Bell participou e promoveu em todo país inúmeros congressos, seminários, coletivas, semanas e mostras literárias, noites culturais, feiras, encontros de escritores e arte, simpósios de literatura, concursos, exposições, festivais, comissões julgadoras, palestras e convenções.